quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Redução de consumo de combustível em Navios | MAR+

CAP CARMEL
A redução de consumo de combustível, em instalações de máquinas de navios, constitui um tema particularmente relevante na atualidade, dados o elevado custo operacional e a emissão de poluentes, decorrentes do processo da combustão de derivados do petróleo.
Um estudo realizado no Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, investiga e demonstra, como podem os navios de grande porte ser mais eficientes e menos poluidores, utilizando tecnologias que possibilitam a economia e/ou a substituição de combustíveis fósseis. O trabalho de mestrado do engenheiro Gilberto Dória do Valle Filho, Avaliação das instalações de máquinas em navios visando redução do uso de combustível fóssil, avaliou as alternativas possíveis para os diversos tipos de navios e particularizou um exemplo de aplicação, para um navio porta-contentores.
Neste relevante estudo, é apresentado o cenário atual e as tendências futuras, das instalações propulsoras convencionais, que usam combustível pesado ou Diesel.
São examinadas as possíveis alternativas, para a redução de consumo de combustíveis fósseis nos navios, enquadradas em duas categorias.
A primeira, envolve o estudo de melhorias de projeto do navio, para redução das necessidades de consumo de energia e o desenvolvimento de motores mais eficientes, para a propulsão e para a geração de energia auxiliar.
A segunda categoria, analisa a utilização de fontes alternativas de energia, que introduzem potência propulsora adicional, reduzindo o impulso exigido ao hélice ou adicionando uma potência suplementar ao veio propulsor.
Em ambos os casos, verifica-se uma redução da potência requerida ao motor.
No desenvolvimento do trabalho, são apresentados e discutidos fundamentos termodinâmicos, com ênfase nas análises energética e energética, como ferramentas para avaliação das máquinas dos navios. A análise energética, contrariamente ao foco apenas energético, é considerada a ferramenta mais apropriada para tratar as questões ligadas ao meio ambiente, estando a própria definição de exergia, relacionada com o ambiente de referência.
Finalmente, utilizando dados de um navio porta-contentores, é realizado um exemplo de aplicação, com as análises termodinâmicas do motor de propulsão. São também avaliadas e simuladas, as diversas alternativas de melhorias e novas fontes de energia, que visam a redução de consumo de combustível fóssil.
Disponível em:<https://transportemaritimoglobal.com/2014/01/06/reducao-de-consumo-de-combustivel-em-navios/#more-1439>
Acesso em: 10 NOV.2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário